Os diferentes tipos de espadas japonesas


As nihonto (lit. Espada Japonesa) são as mais tradicionais armas de corte do Japão. Elas são categorizadas em diversos tipos de acordo com seus tamanhos e métodos de fabricação. O tipo mais conhecido é a katana, tanto que para muitos ocidentais a palavra virou erroneamente sinônimo de espada japonesa e é usada para designar qualquer tipo de nihon-to.

A unidade de medida utilizada na categorização das nihon-to é o shaku e corresponde a 30,3 centímetros.


Daito - Espada Longa
Para pertencer à categoria Daito, a lâmina precisa medir mais do que 2 shaku em linha reta entre a ponta da espada (kissaki) e a base da lâmina (munemaki). Pertencem a esta categoria:

Tachi
Ancestral da katana, o tachi (espada) é muito similar à sua sucessora. As diferenças se encontram apenas no modo de 'vestir' a espada e nos adornos. O tachi era usado suspenso na cintura, com o fio da lâmina virado para baixo. Seus adornos são mais ricos, abusando dos dourados e das cores vivas.

Katana
A katana é um sabre de lâmina curva e fio em apenas uma das faces. Durante séculos foi "a alma do samurai" segundo o shogun Tokugawa Ieyasu. Diferentemente do Tachi, as katanas tem adornos mais sóbrios e são 'vestidas' presas ao obi (faixa na cintura) com o fio voltado para cima (estilo buke-zukuri). A katana, em conjunto com a wakizashi formava o daisho (lit. grande-pequeno), as armas símbolo dos guerreiros japoneses.

No-Dachi
No-dachi significa 'espada de campo' e também é conhecida como 'katana de três mãos'. Geralmente usada à cavalo, esta nihon-to é significativamente maior que a katana e o tachi, e sua lâmina pode alcançar 3 shaku (90,9 cm).

O-Dachi
Também conhecida como o-tachi. a 'espada grande' ou 'espada enorme' era geralmente tilizada com fins religiosos e media mais do que 3 shaku. Pela similaridade da pronúncia, a o-dachi é muitas vezes é confundida com a no-dachi mas são nihon-to diferentes.



Shoto - Espada curta
As 'espadas curtas' medem entre 1 e 2 shaku em linha reta entre o munemaki e o kissaki. São elas:

Ko-dachi
O prefixo 'ko' significa curto enquanto dachi é outra forma de tachi. Literalmente, uma ko-dachi é um tachi (espada) curto. Diferentemente da wakizashi, a ko-dachi era utilizada sozinha, geralmente por pessoas de estatura menor. Elas diferem também na curvatura (o ko-dachi é mais curvo) e no comprimento do cabo (tsuka).

Wakizashi
O wakizashi era o par curto da katana. Desenvolvido para ser um complemento do sabre longo, o wakizashi era usado em combates em florestas e castelos - onde o comprimento da katana prejudicava a movimentação - ou em técnicas com duas espadas.


Tanto - Adaga
Chama-se tanto uma arma de corte cujo comprimento da lâmina seja inferior a 1 shaku. Em alguns períodos da história do Japão, alguns samurais utilizavam-no em conjunto com um tachi ou substituindo o wakizashi no daisho. As mulheres também costumavam carregar uma adaga conhecida como kaiken para autodefesa.

Naginata
Apesar de não ser de fato uma espada, a naginata é considerada parte da família das nihon-to por seu estilo de forja e montagem. Montada em um cabo comprido, a naginata é o correspondente japonês da alabarda ocidental.

Marcadores:


    Conheça nossos produtos à pronta entrega e pague no cartão de crédito em até 12x com garantia e toda a segurança do MercadoPago.

    Veja diversos modelos de espadas comercializados pela Kiddo Katana.

    Follow @kiddokatana