Tipos de Kissaki


Ko-kissaki
Ko significa literalmente pequeno. Uma ko-kissaki portanto, é uma 'ponta curta" ou 'ponta pequena'. Este estilo foi muito usado nos Tachi (avô da katana) no século XII, especialmente em lâminas mais longas (±80cm).

Chu-kissaki
Mais uma questão de formato do que de tamanho, apesar da tradução literal ser 'ponta média'. A Chu-kissaki tem a largura e a comprimento bastante semelhantes, sendo o comprimento levemente maior. É o estilo mais comuns nas katanas.

O-kissaki
'Ponta grande' ou 'ponta longa'. Este estilo de kissaki possui o comprimento visivelmente maior que a largura. Começou a ser utilizado no século XIV e é mais comum em lâminas grandes, acima de 90cm de comprimento.

Ikubi-kissaki
Estio curto em que a largura e o comprimento são praticamente iguais ou o comprimento é menor que a largura. Tem uma aparência mais dura e firme. É o estilo típico dos Tachi do século XIII.

Kamasu-kissaki
A característica principal deste estio é a linha que divide o kissaki do resto da lâmina: ele é reto ou quase reto. Este estilo é chamado de kamasu independente do comprimento do kissaki. Bastante delicado, este tipo de kissaki costumava quebrar em batalhas e caiu em desuso no século XIV.


    Conheça nossos produtos à pronta entrega e pague no cartão de crédito em até 12x com garantia e toda a segurança do MercadoPago.

    Veja diversos modelos de espadas comercializados pela Kiddo Katana.

    Follow @kiddokatana